Projetos Escolares

Capacitação de pais e professores

Educar é ensinar a viver

 

Objetivos Gerais
O programa traz a pais e professores um conjunto de competências pessoais, familiares e sociais adequadas ao trato com crianças de primeira e segunda infância (do nascimento à idade escolar, e desta à puberdade). Objetiva capacitá-los com conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades necessárias para gerar e manter relações interpessoais dominadas pelo respeito mútuo, pela compreensão, pelo carinho e pelo amor.

Objetivos Específicos

  • A construção de conhecimentos necessários para a estabelecimento de uma efetiva relação de amor e autoridade com as crianças.
  • O desenvolvimento de habilidades de comunicação, reflexão e relacionamento que estimulem as crianças a se sentirem amadas, protegidas, encorajadas e queridas.
  • A construção de qualidades pessoais fundamentadas no amor, na sabedoria e na ética como apoio para o relacionamento com as crianças e na vida em geral.
  • O desenvolvimento de atitudes compatíveis e adequadas às diferentes situações enfrentadas no relacionamento com as crianças em cada faixa etária.

Público Alvo

    Pais e professores de crianças entre o nascimento e a puberdade (ao redor dos 13 anos de idade)

[expand title="clique aqui para conhecer o conteúdo programático"]
Conteúdo/Módulos

  • As Duas Pessoas Mais Importantes na Vida dos Filhos
  • A Natureza do Amor Entre Pais e Filhos e a Comunicação do Amor: o Olhar e o Toque
  • A Atenção Concentrada e a Disciplina
  • Disciplina: o Futuro dos Filhos é um Reflexo do Lar
  • Os Fundamentos da Formação do Caráter
  • Crer para Ver - Como a Imagem que Temos de Nossos Filhos Determina Seu Futuro
  • A Magia do Reforço Positivo no Lar e na Escola
  • Prevenção e Resolução Pacífica de Conflitos
  • A Manutenção da Unidade Através da Consulta
  • [/expand]

     

    Desafios Humanistas da Educação no Séc. XXI

    Desafios Humanistas da Educação no Séc. XXI
     

    Objetivos Gerais
    O Programa oferece uma panorâmica fascinante do desenvolvimento da Civilização e do papel da Educação neste processo, oportunizando aos participantes reflexões aprofundadas sobre o desenvolvimento social, a natureza humana, as possibilidades da Educação e os desafios relativos ao conteúdo e à forma da educação contemporânea. O resultado tende a ser uma grande mobilização e renovada motivação dos participantes, com a aquisição de um enfoque profundamente humanista para a prática pedagógica

    Objetivos Específicos

    • A construção de conhecimentos relativos ao desenvolvimento social, à natureza humana e ao caráter, conteúdo e papel da Educação, com ênfase para uma abordagem baseada nos valores humanos e na ética universal.
    • O desenvolvimento de habilidades para reconhecer as dimensões humanas mobilizadas na interação aluno-professor, para enriquecer a qualidade do esforço pedagógico e ampliar o significado da tarefa de educar.
    • A construção de qualidades pessoais de otimismo, perseverança, acolhimento e dedicação, baseadas numa visão aprofundada da natureza humana e dos valores humanos universais.
    • O desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao processo educacional em geral, e aos alunos, pais e colegas de trabalho em particular, com uma renovação da motivação, da alegria e do compromisso para com a atividade educacional.

    Público Alvo

    Profissionais da educação em geral, tanto do setor público quanto do privado (dirigentes escolares, diretores, coordenadores, professores, administradores e funcionários de escolas). Pais de alunos também são muito beneficiados e podem contribuir sinergicamente para os objetivos escolares apontados pelo programa.

    [expand title="clique aqui para conhecer o conteúdo programático"]

      Conteúdo/Módulos:

    • As Dinâmicas do Desenvolvimento Social
    • A Questão da Mudança de Paradigmas
    • O Paradigma Tecnicista da Educação Atual
    • Da Revolução Industrial à Revolução das Comunicações
    • A Era do Conhecimento e o Capital Humano
    • A Educação e os Novos Paradigmas Sociais
    • Os Desafios da Educação Humanista: Conhecimentos, Habilidades, Atitudes e Qualidades
    • O Autoconhecimento, o Autodomínio e a Transformação Social
    • Aprender a Aprender, a Ser, a Conviver e a Fazer
    • Unidade na Diversidade e Liderança Ética
    • [/expand]

     

    Jogos Cooperativos
    Uma Alternativa à Competição

    Jogos cooperativos
     

    Objetivos Gerais
    O Programa apresenta conceitos e práticas de jogos cooperativos para as faixas etárias de três a sete e de oito a treze anos. Procura estimular os participantes para que promovam os jogos cooperativos em suas atividades didáticas e recreativas, e capacita-os a conduzirem uma série de jogos com objetivos, origens e enfoques distintos.

    Objetivos Específicos

    • A construção de conhecimentos sobre o papel dos jogos no convívio e no desenvolvimento humano,especialmente infantil, e sobre a filosofia, a dinâmica e a prática dos jogos cooperativos.
    • O desenvolvimento de habilidades de interação humana num ambiente de brincadeira, e de motivação dos demais para tal interação.
    • O aprimoramento de qualidades pessoais de acolhimento, respeito, alegria e cooperação para a condução de atividades lúdicas de forma construtiva e estimulante.
    • O fortalecimento de atitudes cordiais e positivas para a interação lúdica em grupo.

    Público Alvo

      Pedagogos, professores e profissionais da educação em geral, tanto do setor público quanto do privado (dirigentes escolares, diretores, coordenadores, professores, administradores e funcionários de escolas). Pais de crianças na faixa etária dos 3 aos 12 anos também podem tirar grande proveito do programa.

    [expand title="clique aqui para conhecer o conteúdo programático"]
    Conteúdo/Módulos:

    • Jogos Onde Não Há Perdedores
    • A Necessidade de Alternativas à Competição
    • Cooperação e o Desenvolvimento Humano
    • O Aprendizado da Cooperação
    • Aceitação, Rejeição e Auto-Estima
    • A Importância do Envolvimento e de Pertencer
    • A Necessidade da Diversão
    • Jogos para a Faixa dos 3 aos 7 anos
    • Jogos para a Faixa dos 8 aos 12 anos

    [/expand]

     

    Educação para a ética

    Educação para a ética
     

    Objetivos Gerais:
    O Programa busca oferecer uma reflexão profunda sobre o desenvolvimento da consciência e do comportamento ético no ser humano, e o papel da educação neste processo. A partir de uma série de postulados científicos e sapienciais, procura-se dar aos participantes uma visão operacional de como propiciar, encorajar e consolidar posturas éticas em si mesmos e nos seus educandos, quer crianças, jovens ou adultos.

    Objetivos Específicos

    • A construção de conhecimentos relativos ao desenvolvimento da consciência e do comportamento ético, e dos processos pedagógicos que promovem tal amadurecimento.
    • O desenvolvimento de habilidades de metaconsciência para reconhecer e reavaliar as próprias posturas éticas, e de habilidades de pedagogia ética para aproveitar os momentos educacionais e assim mobilizaras dimensões arquetípicas dos educandos.
    • A construção de qualidades e comportamentos de natureza ética embasados numa percepção da nobreza essencial do ser humano e da sacralidade das relações humanas.
    • O desenvolvimento de atitudes embasadas na bondade, compaixão, paciência e aceitação no trato com os demais, especialmente com os educandos.

    Público Alvo

      Profissionais da educação em geral, tanto do setor público quanto do privado (dirigentes escolares, diretores, coordenadores, professores, administradores e funcionários de escolas). Pais de alunos também são beneficiados e podem contribuir sinergicamente para os objetivos escolares apontados pelo programa.

    [expand title="clique aqui para conhecer o conteúdo programático"]

      Conteúdo/Módulos

    • A Natureza Humana em sua multidimensionalidade
    • A Origem e Desenvolvimento da Consciência Ética
    • As Janelas de Oportunidade para o Aprendizado Ético
    • Os Três Primeiros Anos de Vida e o Padrão Ético do Indivíduo
    • O Desenvolvimento Ético e os Padrões Culturais
    • O Papel do Exemplo e dos Arquétipos na Educação para a Ética
    • História, Parábolas, Mitos e Provérbios
    • Amor, Disciplina e Amadurecimento Ético
    • A Questão dos Limites e da Adolescência
    • Perspectivas Passadas e Futuras de uma Educação para a Ética
    • [/expand]

     

    Caminhos da maturidade

     

    Objetivos Gerais
    O programa busca aprimorar as relações de amor, encorajamento e aceitação dentro da família, que são as mais importantes para a formação do jovem adolescente. Apesar de o adolescente demonstrar buscar cada vez mais a companhia de amigos e colegas, as pesquisas demonstram que, intimamente, ele permanece muito dependente das relações de afeto com seus pais. O curso oferece ferramentas extremamente úteis para aprimorar as competências familiares e para lidar positivamente com esta fase de preparação para a maturidade.

    Objetivos Específicos

    • A aquisição de conhecimentos necessários para a construção de um relacionamento positivo e amoroso com o adolescente. A percepção das transformações fisiológicas, psicológicas, intelectuais e
      espirituais experimentadas tanto pelos pais quanto pelos jovens, e seu impacto no relacionamento.
    • O desenvolvimento de habilidades de comunicação, reflexão e relacionamento que estimulem os jovens no caminho da maturidade, da independência, da responsabilidade e da afetividade amadurecida.
    • A construção de qualidades pessoais fundamentadas no amor, na sabedoria e na ética como apoio para o relacionamento com os jovens, e na vida em geral.
    • O desenvolvimento de atitudes compatíveis e adequadas às diferentes situações enfrentadas no relacionamento com os jovens.

    Público Alvo

      Pais e professores de adolecentes

    [expand title="clique aqui para conhecer o conteúdo programático"]

      Conteúdo/Módulos:

    • Adolescência: Caminhos da Maturidade
    • O Lar Adolescente
    • Amigos, Mas, Acima de Tudo, Ainda Pais
    • A Identidade Adolescente I - Amizades e Escola
    • A Identidade Adolescente II - Sexualidade
    • Como Encaminhar Seu Filho Adolescente
    • A Disciplina e a Sexualidade Adolescente
    • Problemas Psicológicos na Adolescência
    • Planejando o Futuro

    [/expand]

     

    Para maiores informações sobre nossos programas, ente em contato consoco!

    Clique aqui