Desafios Humanistas para Educação no Séc. XXI
DESAFIOS HUMANISTAS DA EDUCAÇÃO NO SÉC. XXI: CURSO COM NOVE ENCONTROS PARA EDUCADORES(18H/A)
1) AS DINÂMICAS DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
1.1) Forças que sustentam e forças que organizam a vida
1.2) O descompasso entre as forças produtivas e a ordem social
1.3) Desenvolvimento produtivo e revolução social
2) A QUESTÃO DA MUDANÇA DE PARADIGMAS
2.1) O que são paradigmas
2.2) A inércia dos paradigmas sociais
2.3) Adaptação ou morte
3.1) O PARADIGMA TECNICISTA DA EDUCAÇÃO ATUAL
3.1) Revolução Industrial e educação
3.2) Educação para a técnica e educação para os valores humanos
3.3) A insuficiência da educação técnica
4) DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL À REVOLUÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
4.1) O inédito e qualitativamente diferente século XX
4.2) As implicações da integração técnica mundial
4.3) Mundialização e valores humanos
5) A ERA DO CONHECIMENTO E O CAPITAL HUMANO
5.1) Relações humanas positivas e negativas
5.2) A qualidade das pessoas nunca foi tão importante
5.3) O diferencial humano no século XXI
6) A EDUCAÇÃO E OS NOVOS PARADIGMAS SOCIAIS
6.1) Um mundo que sempre muda
6.2) A inércia da educação
6.3) A educação para o século XXI
7) A EDUCAÇÃO HUMANISTA: CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES E QUALIDADES
7.1) Os quatro vetores da excelência nas ações humanas
7.2) Quanto maior o poder, maior o potencial de benefícios ou danos
7.3) Desenvolvendo o paradigma da liderança ética
8) O AUTOCONHECIMENTO, O AUTODOMÍNIO E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
8.1) O indivíduo é a semente de todo bem social
8.2) Autodomínio como competência humana essencial
8.3) Transformação social para o Verdadeiro, o Belo e o Bom (Platão)
9) APRENDER A APRENDER, A SER, A CONVIVER E A FAZER
9.1) Os desafios humanistas da educação conforme a UNESCO
9.2) A educação como processo de humanização
9.3) A educação para a plenitude do ser e da sociedade
9.4) UNIDADE NA DIVERSIDADE E LIDERANÇA ÉTICA
9.5) Unidade na uniformidade
9.6) Conflito na diversidade
9.7) Unidade na diversidade