Educação para a Ética

Educação para a Ética

EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA : CURSO COM NOVE ENCONTROS PARA EDUCADORES (18 H/A)

1) A NATUREZA MULTIDIMENSIONAL HUMANA
1.1) Corpo, mente e espírito/alma
1.2) Os requisitos do ser multidimensional
1.3) As dinâmicas do consciente e do inconsciente
1.4) A ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA ÉTICA
1.5) A matriz sócio-cultural da Ética
1.6) Os fundamentos religiosos da Ética
1.7) O imperativo categórico de Kant

2) AS JANELAS DE OPORTUNIDADE PARA O APRENDIZADO ÉTICO
2.1) Os primeiros anos de vida e a matriz ética
2.2) O papel dos exemplos
2.3) Natureza humana e aprendizado ético

3) OS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E O PADRÃO ÉTICO DO INDIVÍDUO
3.1) As pesquisas sobre o desenvolvimento moral e ético
3.2) Como inculcar fundamentos éticos nas crianças pequenas
3.3) “Primeiro raízes, depois, asas.”

4) O DESENVOLVIMENTO ÉTICO E OS PADRÕES CULTURAIS
4.1) Ética, moral e latitude e longitude
4.2) Os fundamentos universais da ética
4.3) Valores humanos e ética na contemporaneidade

5) O PAPEL DO EXEMPLO E DOS ARQUÉTIPOS NA EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA
5.1) O que são arquétipos
5.2) Arquétipos, de Platão a Jung
5.3) A fundamentação arquetípica do Bem

6) HISTÓRIA, PARÁBOLAS, MITOS E PROVÉRBIOS
6.1) O poder da literatura no desenvolvimento ético e moral
6.2) A arte de dizer o indizível
6.3) Exemplos de referência ética literária

7) AMOR, DISCIPLINA E AMADURECIMENTO ÉTICO
7.1) A interação entre amor e disciplina
7.2) O papel do amor
7.3) O papel da disciplina

8) PERSPECTIVAS PASSADAS E FUTURAS DE UMA EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA
8.1) A variância ética nas grandes religiões mundiais
8.2) A variância ética nos grandes sistemas filosóficos
8.3) O indivíduo e a sociedade como campos de batalha entre o bem e o mal

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